Casamento: 9 dicas para planejar o grande dia

Apesar de toda a tensão do pedido do casamento, muitas pessoas dizem que essa é a parte mais fácil de todo o processo de começar uma vida a dois.

Planejar um casamento definitivamente não é nada fácil. Escolher buffet, banda, DJ, montar lista de convidados, convites, quem senta perto de quem, decoração, madrinhas, padrinhos, daminha, estilo da festa, tipo de traje, vestido… socorro!
E só de pensar que esse não é nem o começo, com certeza qualquer surto que os noivos tenham durante o processo é justificado.

Mas, o que muitos não sabem é que existem dicas super práticas e úteis para planejar um casamento sem muita dor de cabeça. E é examente isso que nós vamos mostrar na matéria de hoje. Vamos lá?

1 – Casamento Civil

Antes de tudo, ligue para o cartório mais próximo e peça todas as informações necessárias como documentos necessários, valor da taxa e os dias disponíveis para a assinatura do casal.

2 – A data do casamento

Os pombinhos querem se casar o mais rápido possível ou preferem fazer um evento grande o suficiente que demande mais tempo para planejamento
A data escolhida cai em dia de semana ou no final de semana? Cuidado com datas em período de férias, pois pode prejudicar na presença de alguns convidados.

3 – Planilha de gastos

É de extrema importância que os noivos saibam uma média de preço que podem gastar com o casamento. Por isso, façam uma planilha de gastos para que esse valor não extrapole o orçamento.
Tenham em mente que quanto maior o evento ou quanto mais convidados, mais caro sairá. O quanto vocês estão dispostos a gastar? As famílias irão ajudar nos gastos?
Atualmente é muito comum que os noivos façam uma comemoração mais simples e invistam o dinheiro juntado na lua de mel ou na compra de um novo lar.
Quais são suas prioridades? Não deixem de sentar e conversar sobre o assunto antes de qualquer coisa.

4 – Convidados, madrinhas e padrinhos

Saber uma média de número de convidados é essencial para dar início aos planejamentos. A família da noiva é grande? E a do noivo? O casal tem muitos amigos em comum? Haverá a opção de +1 nos convites?
Nesse momento os noivos já podem começar a pensar em suas madrinhas e padrinhos, que irão acompanhá-los em todo o resto do processo para que o grande dia do casal seja nada menos do que mágico e inesquecível.

5 – Igreja, salão ou ao ar livre?

Agora é hora de decidir se vocês querem um casamento na igreja, em salão de festas ou ao ar libre.
Após a decisão, ligue para conferir a disponibilidade do local para o dia desejado, consulte preços, e confira a quantidade máxima de pessoas possíveis no espaço para ter certeza que está de acordo com sua lista de convidados.
Caso os noivos se decidam por um casamento ao ar livre, não se esqueçam de conferir se a data desejada não cai em períodos de chuva. Caso sim, tenha um plano B para caso chova no dia como uma tenda que abrigue a todos, por exemplo.

6 – Tema da festa, decoração e traje do casamento

A festa será tradicional ou temática? A decoração moderna ou rústica? Quais as cores predominantes do evento? Qual o melhor traje para a ocasião?
Essas são algumas das mais difíceis decisões que um casal pode ter. O tema, a decoração e o traje da festa são itens essenciais de uma lista de planejamento e devem ser avalidos com muita cautela.
Como você já escolheu o local do casamento e da festa, pense nas diversas maneiras que poderá decorar o espaço. Pesquise aluguel de móveis, formatos de mesas, cadeiras, iluminação, sonorização e etc.
A escolha das cores predominantes no evento não devem passar de três. Lembre-se de tomar muito cuidado para que o casamento não fique parecendo um circo, a não ser que esse seja o tema da festa. Se o objetivo seja algo mais moderno ou tradicional, opte por cores mais neutras como branco, cinza, preto, azul escuro e afins.
Para dar uma colorida no evento, utilize os arranjos florais por exemplo.
Em relação aos trajes, deixe bem especificado no convite de casamento qual o estilo escolhido. Se é Passeio Completo, Passeio Formal, Traje Social, Black Tie, Esportivo e etc.
É muito importante que os convidados tenham tempo hábil de alugar ou comprar suas roupas para o casamento, caso não tenham peças do traje solicitado pelos noivos.
Até mesmo o casal precisará de um bom tempo para decidir o próprio traje. E todos nós sabemos que a escolha do vestido ideal é sempre uma aventura demorada, mas gratificante.

7 – Serviços para a festa

O casal prefere contratar uma banda ou um DJ? O evento terá recepção especializada?
Também não podemos nos esquecer das fotos e filmagens, certo?!
Faça uma lista de todos os serviços que vocês tenham interesse em contratar para a festa, pesquise preços e referências. Nesses casos, vale a pena pagar um pouco a mais para um serviço de confiança e qualidade.
Imagine só se as fotos do seu casamento ficassem em baixa resolução? Por isso, busque por indicações das empresas que irão oferecer os serviços para que vocês possam contratá-los sem ficar com o pé atrás.

8 – Comida e Bolo de Casamento

Normalmente a opção mais comum é a escolha de um buffet. Dessa maneira, os noivos oferecem duas opções de pratos e os convidados podem se servir à vontade. Isso, claro, além dos salgadinhos, entradinhas e docinhos.
Para um casamento mais simples, um churrasco também é uma boa ideia. Principalmente para casamentos diurnos.
O bolo de casamento é uma peça muito importante durante qualquer evento, independente do tamanho ou lugar. O ritual de cortarem a primeira fatia juntos e servirem um ao outro simboliza o início de uma união eterna.
Por isso, prove diversos sabores, veja os diferentes tamanhos oferecidos, veja quantas pessoas o bolo serve, se vocês preferem todo branco ou colorido. As opções são infinitas, mas escolha com cuidado, pois o bolo é definitivamente uma das partes mais importantes de um casamento.
Talvez o próprio espaço alugado tenha um buffet próprio, por isso, não deixe de conferir com os locais contatados. Por mais que o salão seja encantador, talvez a comida não compense. Peça sempre para fazer uma degustação de qualquer buffet antes de contrará-lo.

9 – Lista de presentes

Uma das melhores partes da festa de casamento são os lindos presentes que os noivos ganham de seus convidados para começarem uma nova vida juntos.
Atualmente, muitos e-commerces disponibilizam uma Lista de Presentes ou Lista de Casamento para que os pombinhos selecionem o que gostariam de ganham.
Aproveitem para fazer uma lista de tudo o que precisam para a casa nova e peçam de presente.
Também é possível arrecadar dinheiro para a lua de mel. Com uma contribuição de cada convidado, os noivos com certeza poderão curtir uma viagem a dois maravilhosa.
Bom, mas claro que para quem quiser curtir os preparativos sem dor de cabeça ou preocupações, a melhor opção é contratar uma cerimonialista experiente junto de uma empresa que oferece todo o suporte para o seu casamento.
Que tal nos mandar um e-mail solicitando um orçamento? Não custa nada, não é?!